Blog Item

Siga nossas matérias sobre educação e música.

A origem da música.

por Leila sugahara

A música se faz presente em todas as manifestações sociais e pessoais do ser humano desde os tempos mais remotos, porém sua história é de fato mais curta e nova, pois apesar de alguns achados arqueológicos tais como: instrumentos musicais (provavelmente adaptações de utensílios com outras funções: arcos de caça, vasos em terracota) ou pinturas, esculturas e relevos representando cenas musicais documentarem sua existência, nenhum som pode advir de culturas mortas. Só na Grécia Clássica surge a primeira escrita musical claramente decifrável. Mesmo assim, podemos tentar especular quanto à sua origem e sua relação com as diversas áreas do conhecimento. Alguns acreditam que a música tenha surgido dos ritmos do trabalho ou até mesmo da necessidade do homem em sua fragilidade, se sobrepor à natureza, como na hipótese levantada por Darwin, de que possivelmente o canto tenha surgido da imitação dos gritos de animais e por Rousseau na crença de que a música poderia ter nascido do falar em tom mais elevado.

            A pré-história é um período relativamente longo, em que as sociedades tribais são essencialmente míticas e de tradição oral, pois o homem não conhece a escrita. Como as transformações ocorrem lentamente e de forma diferente em todos os tempos e lugares, ainda existem tribos que vivem dessa maneira na Austrália e na África possibilitando criar hipóteses sobre a origem e o papel da música nas sociedades tribais. A vida da comunidade está de tal forma impregnada de música, que em muitas línguas africanas não existe uma palavra para defini-la. A música faz parte do todo, da educação e da vida em comunidade. Assim como possui uma gama imensa de possibilidades sonoras e um amplo leque de características de acordo com os modos de vida de cada sociedade.

            Os antigos chineses e indianos utilizavam-se dos intervalos consonantes de oitava, quinta e quarta que se tornaram ponto de partida para vários sistemas de escalas musicais. Associavam as notas musicais aos comprimentos dos tubos ou cordas que as produziam, mesmo não tendo conhecimentos da relação entre altura e freqüência. A educação oriental consistia do ensino da escrita, matemática, agricultura, música, poesia e dança, assim como das artes plásticas, arquitetura, pintura e escultura. A música era parte integrante da educação estando intimamente ligada à religião.  

            A teoria musical ocidental teve origem com os antigos gregos, baseada no conhecimento da música dos egípcios e mesopotâmios que acreditavam na harmonia entre o universo (o macrocosmo) e o ser humano (o microcosmo), cuja representação era a música e a origem dos números. Os gregos eram amantes da música, a arte das Musas, que tinha um significado amplo, e envolvia o aprendizado da lira e outros instrumentos musicais como cítara e flauta, o canto e a declamação de poesias. A dança envolvia o exercício físico e a música. A educação grega compreendia duas partes essenciais: a ginástica e a música, respectivamente, gymnopedia e mousike.

            Portanto, também para os gregos, o conceito de música como atividade autônoma tinha pouco significado. Música se referia à cultura do espírito em geral, em oposição à cultura física. Na mitologia grega, as Musas eram cantoras divinas, cujos coros e hinos alegravam o coração de Zeus e de todos os Imortais, e sua função principal era presidir ao Pensamento sob todas as formas: sabedoria, eloqüência, persuasão, história, matemática e astronomia.

            Muitas outras histórias sobre a origem da música estão associadas ao pensamento da Grécia antiga, mas isso é assunto para a próxima edição, onde também vamos explorar com mais detalhes a relação existente entre a música e a matemática.

 

Sobre Leila Sugahara

Leila Sugahara - Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da educação pela PUC/SP. Realizou pesquisas sobre música e desenvolvimento, música na escola, representações sociais de música, teoria walloniana e escuta musical. Pianista, pedagoga e educadora musical, tendo como foco a formação de professores de música e o ensino de piano para crianças. (leia mais Sobre nós)

Contato

Leila Sugahara
Cel e Whats App
(11) 97121-7953

Receba nossa Newsletter